domingo, dezembro 24, 2006

APENAS PASSE ADIANTE

Apenas passe adiante!

--------------------------------------------------------------------------------

Existem pessoas interessadas em ajudar ao próximo e pessoas interesseiras que querem se dar bem. Existem pessoas solidárias de verdade e as que ajudam com o objetivo de cobrarem depois. Há pessoas bondosas que socorrem a quem precisa e não querem nada em troca. São anjos em forma de gente. Leia com atenção esta história e entenda por que.

Lá estava eu com a minha família, de férias, num acampamento isolado, com o carro enguiçado. Isso aconteceu há 10 anos, mas lembro-me disso como se fosse ontem. Tentei dar a partida no carro. Nada. Caminhei para fora do acampamento e felizmente meus palavrões foram abafados pelo barulho do riacho que passava por ali. Minha mulher e eu concluímos que éramos vítimas de uma bateria descarregada.

Sem alternativa, decidi voltar á pé até uma vila mais próxima, a alguns quilômetros de distância. Duas horas e um tornozelo torcido, cheguei finalmente a um posto de gasolina. Ao me aproximar do posto, dei-me conta de que era domingo de manhã. O lugar estava fechado, mas havia um telefone público e uma lista telefônica caindo aos pedaços. Telefonei para a única companhia de auto-socorro, localizada na cidade vizinha, a cerca de 30 kms de distancia.

Zé atendeu ao telefone e me ouviu enquanto eu explicava meus apuros.

Não tem problema - ele disse quando dei minha localização - "normalmente estou fechado aos domingos, mas posso chegar aí em mais ou menos meia hora".

Fiquei aliviado que estivesse vindo, mas ao mesmo tempo consciente das implicações financeiras que essa oferta de ajuda significaria. Ele chegou em seu reluzente caminhão-guincho e nos dirigimos para a área de acampamento.

Quando saí do caminhão, me virei e observei com espanto o Zé descer com aparelhos na perna e a ajuda de muletas. Ele era paraplégico! Enquanto ele se movimentava, comecei novamente minha ginástica mental em calcular o preço da sua boa vontade.

“Sei não. Esse cara é paraplégico, tá vindo me socorrer num domingo, dia em que ninguém quer trabalhar. Ele vai querer se dá bem e vai me cobrar os olhos da cara pelo serviço".

De repente, escuto a voz do Zé anunciando o diagnóstico do problema do carro.

"Doutor, não se preocupe não.É só uma bateria descarregada, uma pequena carga elétrica e vocês poderão ir embora", disse.

Ele reativou a bateria do carro, e enquanto ela recarregava, distraiu meu filho pequeno com truques de mágica. Enquanto Zé guardava os cabos de volta no caminhão, perguntei a ele quanto tinha custado o serviço. E ele respondeu: “ Foi nada não doutor".

Surpreso, perguntei: Como, nada? Hoje é domingo, você estava descansando em casa, veio para cá trabalhar; não mediu esforços para me ajudar, e agora vem dizendo que não lhe devo nada? Tenho que lhe pagar alguma coisa".

- "Não" – Disse Zé. O Sr. Não entende: "Há muitos anos , alguém me ajudou a sair de uma situação pior do que esta, quando perdi o movimento natural das minhas pernas, e o sujeito que me salvou disse apenas para "passar isso adiante". Para eu ser solidário com as pessoas. Que existe algo mais importante e que o dinheiro não compra: A solidariedade. Portanto, o Sr. não me deve nada.

Apenas lembre: Quando tiver uma chance, "passe isso adiante".

Por isso, ajude a quem precisa. A gente nunca sabe quando vai precisar de alguém e em que circunstâncias".


Texto adaptado. Autor desconhecido.

.